Você já imaginou como os estrangeiros perceberiam uma cena de um filme brasileiro? Pois é, só mesmo uma brasileira ou um brasileiro pra explicar o contexto e os detalhes que passariam despercebidos por pessoas de outras culturas. Essa é a ideia central da iniciativa do Autobahn, O CINEMA ALEMÃO, que já se tornou um sucesso entre os alunos e os convidados assíduos. Ao final das sessões os expectadores tem a possibilidade de debater sobre o contexto do filme alemão com a professora Christine, nascida e educada na Alemanha. Ela revela detalhes, fatos, costumes, curiosidades e contextualiza a cultura alemã para os interessados. Uma excelente oportunidade para quebrar barreiras, eliminar preconceitos e conhecer a fundo a Alemanha; vista através dos olhos de uma cidadã alemã. Uma oportunidade imperdível e reservada para poucos e isso tudo aqui mesmo em Juiz de Fora, gratuitamente e aberto ao público.
Desde sua fundação em 2014, o Instituto Autobahn dos diretores Christine e Alexandre Müller Hill Maestrini, oferecem cursos de alemão para todos os níveis em pequenos grupos e em aulas individuais. Mas a ideia deles é ir além e oferecer também diversas outras oportunidades aos alunos que queiram praticar o idioma e aprender mais sobre a cultura e as tradições alemãs através de filmes com áudio em alemão e legendas em português. O sucesso desse conceito tem atraído desde 2014 estudantes universitários e intercambistas internacionais interessados em alternativas culturais na cidade. 
Nestes últimos anos o Autobahn já exibiu pérolas da sétima arte alemã moderna entre dramas, comédias, tragédias, ação e suspenses. Para os fãs do cinema alemão o casal dá dicas de filmes:

26) "Kreuzweg / As 14 Estações de Maria", 2014, drama. Composto de apenas 14 planos, cada um deles corresponde a um momento da vida de Maria, um paralelo com a Via Crúcis. Uma menina de 14 anos de uma família religiosa fundamentalista resolve se dedicar a uma vida de privações.

25) "Goethe / Goethe", 2010, drama. Na Alemanha em 1722 o jovem Goethe deseja ser um poeta mas está inseguro acerca de seu talento. A musa Lotte entra em sua vida e sua vida não é mais a mesma.

24) "Die Legende von Paul und Paula / A lenda de Paul e Paula", 1973, drama DDR. Paul e Paula tiveram más experiências amorosas, mas se conhecem e se apaixonam. A vida parece um sonho quando estão juntos, mas, a realidade vem à tona devido aos laços com suas famílias e carreiras.

23) "Kokowääh 2 / Meu Pai Quase Perfeito 2", 2013, comédia. Henry leva uma vida feliz com a filha Magdalena, a namorada Katharina e o filho recém-nascido. Ele agora investe na carreira e tudo parece ir bem até o dia em que a mulher o surpreende ao anunciar que irá sair de casa.

22) "Was tun, wenn's brennt? - O que fazer em caso de incêndio?", 2003, drama. Em 1987 seis amigos anarquistas ocuparam uma casa em Berlin e colocaram uma bomba caseira. 15 anos depois a bomba explode, eles se reunem para evitar que a polícia descubra que são eles os responsáveis.

21) "Kein System ist sicher / Nenhum Sistema Está Salvo", 2014, Filme policial. Explorar o universo dos hacker e também chamar a atenção sobre o próprio ser humano e sua capacidade de inteligência e poder de dominio sobre outras pessoas.

20) “Honig im Kopf / Mel na cabeça”, 2014, comédia trágica. Um idoso com Alzheimer recebe o amor de sua neta para confortá-lo e ajudá-lo a conseguir seu objetivo.

19) “Das Experiment / O Experimento”, 2001, drama, suspense. Uma simulação de uma prisão onde os candidatos são selecionados para ser prisioneiro ou guarda. Tudo começa tranquilo, mas rapidamente fica fora de controle.

18) “Aprendendo a Mentir / Liegen lernen”, 2013, comédia romântica. A história do desenvolvimento de um jovem e sua vida a procura da mulher ideal.

17) “Er ist wieder da / Ele está de volta”, 2015, romance satírico. Um questionamento social sobre o populismo em tom de comédia e em formato de história de como seria o impacto de uma possível volta de Hitler à Alemanha?

16) “ (T)Raumschiff Surprise / A Espaçonave das Loucas”, 2004, comédia. Com muito humor os alemães conseguiram produzir uma sátira ao filme „Guerra nas Estrelas".

15) “Das Boot / O Barco - Inferno no Mar”, 1981, drama, suspense. No auge da Segunda Guerra Mundial, a tripulação do submarino alemão U-96 parte para uma missão secreta e precisa sobreviver no mar perigoso.

14) “Sonnenallee / Alameda do Sol”, 1999, comédia, romance. Em Berlim um grupo de jovens cresce no lado oriental da rua Sonnenalle, perto de uma das passagens de fronteira entre o Ocidente e o Oriente.

13) “Max Schmeling / O Lutador de Hitler”, 2010, ação. História real da luta entre o boxeador alemão Max Schmeling e o norte-americano Joe Louis durante a Segunda Guerra Mundial, uma das maiores lutas de boxe do mundo.

12) “Lola Rennt / Corra Lola”, 1998, ação, suspense. O namorado precisa recuperar o dinheiro esquecido no banco do trem do metrô e para salvá-lo Lola corre através das ruas de Berlim. O filme apresenta três possíveis finais.

11) “Die Fälscher / Os Falsários”, 2007, drama, guerra. Para financiar a guerra, num campo de concentração o falsificador Salomon concorda em ajudar aos nazistas na falsificação de dinheiro estrangeiro.

10) “Das Wunder von Bern / O Milagre de Berna”, 2003, drama, esporte. Na Alemanha do pós 2ª Guerra a vitória alemã na Copa do Mundo de 1954 é revelada através do cotidiano da família Lubanski.

9) “Die fetten Jahre sind vorbei / Os Educadores”, 2004, drama, suspense. Dois jovens rebeldes decidem de forma pacífica invadir mansões e deixar mensagens aos ricos. Porém um empresário os surpreende dentro de casa, fato que força os jovens a sequestrá-lo. Entre eles surgem diálogos sobre anarquismo e capitalismo.

8) “Die Welle / A Onda“, 2008, drama, suspense. Em uma escola da Alemanha um professor é colocado para dar aulas sobre autocracia e decide formar um governo fascista dentro de sala de aula. A situação sai do controle e o exercício começa a ficar sério e surgem atitudes fanáticas. Mas aí já é tarde demais.

7) ”Das Leben der Anderen / A vida dos outros“, 2006, drama. Durante um serviço de escutas clandestinas um agente da polícia política da Alemanha Oriental se envolve na vida do casal e tem um papel decisivo em seus destinos.

6) “Barfuss / Descalça”, 2005, drama, comédia. Um faxineiro do hospital psiquiátrico impede o suicídio da paciente Leila, começa a conhecê-la melhor e resolve ajudá-la a descobrir o mundo.

5) “Kokowääh 1 / Coq au vin 1”, 2011, comédia. Em Berlim o autor de ficção playboy não tem ideia de que ele é o pai de uma linda garotinha e enfrenta os problemas da paternidade surpresa.

4) “Am Ende kommen Touristen / A espera de turistas”, 2007, drama. Um jovem alemão presta serviços voluntários no museu de Auschwitz e é escalado para cuidar de um sobrevivente do campo de concentração.

3) “Emmas Glück / Felicidade de Emma”, 2006, comédia, tragédia. Emma vive sozinha em um sítio. Max descobre que tem câncer e sofre um acidente e vai parar no sítio de Emma. Uma curiosa relação, com dois personagens de mundos distintos, mas que se encontram em momentos extremos de suas vidas.

2) “Good bye Lenin! / Adeus Lenin!”, 2003, comédia. A mãe entra em coma pouco antes da queda do Muro de Berlim e acorda em uma Alemanha unificada, mas o filho tenta proteger a mãe da nova realidade.

1) “Keinohrhasen / Aprendendo a Amar”, 2007, comédia romântica. Um repórter de Berlim é condenado a prestar serviço comunitário. Na creche ele reencontra a antiga amiga da escola e descobre o verdadeiro sentido do amor.

Os filmes são exibidos sempre no Instituto Autobahn:
Avenida Barão do Rio Branco 2872 Sala 1908
Edifício Milênio Center - Juiz de Fora
CEP 36016-311
Fixo Vivo +55 (32)   3026-5084 
Cel   Vivo +55 (32) 98865-5253

 

gallery/captura de tela 2016-12-09 às 19.57.16